3.4.07

Flash de 3 de abril para Corbières e Fitou - Direto da Câmara de Agricultura do Aude


Aqui você tem a mesma informação que o viticultor das apelações Corbières e Fitou recebe da Câmara de Agricultura do Aude a fim de que possa tratar seu vinhedo.

Fenologia - A diminuição das temperaturas fez com que a brotação nas duas apelações se comporte de forma muito heterogênea entre castas iguais e mesmo entre castas iguais da mesma parcela. Nossa rede de amostras identificou um avanço de dez dias em relação ao ano anterior.

Excoriose - As chuvas dos últimos dias criaram condições favoráveis para o desenvolvimento desta doença sobretudo nas castas sensíveis como a grenache e muscat. Os ramos atingidos quebram com o vento provocando uma diminuição da colheita e problemas na escolha do braço a ser podado no inverno.

Herbicida - Em virtude do ponto avançado da vinha é muito tarde para utilização do herbicida de pré-crescimento como o Katana, Pledge ou Prowl. Se ainda não foi feita a aplicação do herbicida é preferível uma aplicação de pós-crescimento sistêmico com gliphosato ou amitrole. Cuidado ao passar o produto, pois já há brotos surgindo o que pode gerar problemas de fitotoxicidade. Neste momento desaconselhamos a associação do herbicida dom o Diron que tem eficácia por um período curto de tempo e uma grande sensibilidade à lixívia, isto é, sair com a chuva. Guardar para uma eventual utilização de recuperação em maio.

Nenhum comentário: