9.4.07

Irrigação dos vinhedos é admitida na França. Fim de um tabu?




Foto: Vinha de syrah com stress hídrico.

Decreto publicado no dia 6 de dezembro permite a irrigação até 15 de agosto, isto é, pouco antes da colheita, no caso do Sul da França. Porém para os vinhedos de apelação de origem somente se o decreto da criação da apelação o previr. É uma possibilidade difícil de acontecer. O Sindicato do AOC deverá efetuar um pedido ao INAO, organismo que regula os AOC na França, solicitando a permissão e informando a duração prevista para a irrigação e anexando estudos prévios sobre o estado hídrico das parcelas do vinhedo. Posteriormente cada agricultor que efetuar a irrigação deverá efetuar uma declaração ao INAO local, ao menos um dia antes do início onde informará exatamente quais parcelas, castas, a superfície irrigada e o tipo de equipamento utilizado.
A apelação Corbières Cru Boutenac interdita totalmente a irrigação. Já outras maiores como de Fitou e Minervois não prevêem o seu uso. Em ambos os casos o resultado é a proibição. Minervois la Livigniére e Corbières previram a possibilidade em seus decretos e em casos extremos de stress hídrico poderão solicitar a permissão de irrigação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando se abre uma garrafa de vinho não se imagina o cuidadoso processo de produção. Pois é, vivendo e aprendendo.
Mariza

ROGERIO REBOUÇAS disse...

Talvez quando você abrir a próxima garrafa imagine um pouco do trabalho do agricultor e do vinificador e curta ainda mais seu vinho.