28.6.07

Passeando no Canal du Midi





Considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO o Canal du Midi é obra privada realizada por Pierre-Paul Riquet, que levará 14 anos para ser concluída, poucos meses após sua morte. Inaugurado em 1681 o canal que ligará o Mediterrâneo ao Atlântico será um importante fator de progresso para o Languedoc-Roussillon ao aproximá-lo do oceano e facilitar a exportação dos vinhos e tecidos do Sul da França.
De Toulouse à Marseillan pode-se percorrer o Canal de bicicleta e desfrutar de um passeio maravilhoso. A cada dia mais e mais amantes do esporte adotam esta opção. Há também os que preferem alugar um “peniche”, o barco de casco plano, tradicional, que não necessita de habilitação para se dirigir e que faz todo o percurso passando por cada eclusa. Neste caso uma bela rota do vinho no Sul da França é proposta. Dezenas de cidades à beira do Canal oferecem bons momentos de degustação gratuita. Outras dezenas de bons e agradáveis restaurantes estão espalhados por todo o percurso, mas claro você pode escolher seus vinhos ao longo do caminho e cozinhar no próprio barco ancorado em frente a um dos aprazíveis vilarejos como Le Sommail, no coração da apelação Minervois. Onde além de vinhos, bares e restaurantes há uma imensa livraria de obras raras, antigas e internacionais. Mesmo livros em português estão à venda. Imperdível. Na foto a ponte du Somail, de 1774 e classificada como uma das mais belas pontes francesas. Amanhã visitaremos o encantador château de Pouzols, no Minervois.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.