21.8.07

Colheita precoce e míldio no Languedoc, chuvas em Bordeaux e Bourgogne


A precocidade da colheita já é uma realidade no Sul da França. Mas não apenas aqui, no Beuajolais a colheita começará em 25 de agosto, na Provence já começou. Os viticultores de Bordeaux e do Beuajolais terão muito trabalho na vinificação pois a safra não promete ser das melhores. O ano ruim e as perspectivas de chuvas deixam o horizonte turvo no departamento de Gironde. Neste momento chove em toda a região bordelaise, na Bourgogne, Champagne e no norte do Rhône. Veja no mapa acima.
No Languedoc-Roussillon como no Sudoeste e na Provence o estrago ficou por conta do míldio. Quem não tratou sofrerá as consequências. O ano anterior exigiu menos cuidado do viticultor que foi favorecido por um clima seco, de poucas chuvas e ventos do norte. Este ano a predominância do vento "marin", garoas freqüentes e mais frescor criaram condições ideais para o desenvolvimento deste fungo. O que exigiu passar mais vezes os produtos defensivos. Segundo Guilhem Marti, diretor técnico da cave Sieur d'Arques, Limoux é tradicionalmente menos atacado que o conjunto da região, porém mesmo aqui cuidados extras foram necessários.

EM LIMOUX A COLHEITA COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA
Em Limoux, região de espumantes e brancos, o clima chuvoso permitiu um aumento da acidez o que é excelente para os Crémant e Blanquette de Limoux, assegura Guilhem Marti. Começaremos pela chardonnay, depois a pinot noir e em seguida mauzac, outras brancas e finalmente as uvas tintas.
A colheita dos tintos deve acontecer em meados de setembro. Mesmo que não chova nas próximas semanas não haverá estresse hídrico, pois o lençol freático foi reposto este ano. Sendo que para os tintos um pouco de estresse ajuda. Na verdade os próximos quinze dias serão fundamentais para sabermos se a colheita será realmente boa. Espero que não tenhamos grandes chuvas, prognostica Bernard Robert, do Domaine de Fourn.

Nenhum comentário: