Importadores, donos de restaurantes, supermercados, lojistas e produtores franceses estão felizes com o sucesso do Festival de Sabores do Sul da França que aconteceu na primeira quinzena de novembro no Rio, Búzios e Niterói. Foi um evento ganha-ganha pois os vinhos foram vendidos com preços promocionais, o que foi repassado para o cliente o que aumentou muito a frequência nos restaurantes e aqueceu as vendas nas lojas especializadas e nos supermercados participantes, assegura Robert Amalric diretor de Sud France organismo responsável pelo Festival.
Para Roland Villard Chef do restaurante Le Pré Catelan, no hotel Sofitel, não só o consumo de vinho foi muito bom como a ocupação do restaurante ficou bem acima da média. "Tivemos de prorrogar o menu do Festival para atender a demanda". Já para Humberto Cárcamo da Reloco, importador da renomada Cuvée Mythique, do Languedoc, as expectativas foram superadas " - Vamos ter de antecipar encomendas da linha Mythique para não faltar vinho do Languedoc no final do ano.
Segundo Rogerio Rebouças, organizador do evento, foram 5 importadores participantes, 46 restaurantes, as redes de supermercados Zona Sul e Mundial, as lojas especializadas em vinhos Daha Vinheira e Bottega Frolisi de Niterói, toda a rede Lidador, três hotéis do Rio, Sheraton Sofitel e Marina e dois de Búzios, La Borie e Pérola, com seus bares e restaurantes. Do lado Francês tivemos 7 produtores atuando diretamente. "A França conseguiu dar visibilidade à gastronomia de uma região que ainda é pouco conhecida no Brasil. O Languedoc é a pátria do Cassoulet e possui o maior vinhedo do mundo, mas nem todos sabem. Com o Festival procuramos dar um pouco mais de visibilidade a estes fatos", afirma Rebouças.
Sul da França é a maior região vitícola do mundo
Sud de France, a marca guarda-chuva dos vinhos do Languedoc-Roussillon, a maior região vitícola do mundo com 310 mil ha e uma produção de 16 milhões de hl tem projetos para o Brasil. Segundo Robert Amalric, diretor de Sud de France, "O Festival de Sabores do Sul da França teve como objetivo aumentar a visibilidade do Languedoc no Brasil. Afinal, produzimos 60% do vinho varietal e regional francês, 20% dos vinhos de denominação de origem e 33% do vinho francês vendido no Brasil, são 1,1 milhão de garrafas.
Hoje este vinho do Languedoc tem um perfil de vinho regional básico, o chamado primeiro preço, esperamos com esta e outras iniciativas ajudar aumentar a venda de vinhos de mais qualidade como os de Vin de Pays d'Oc (vinho regional d'OC, o melhor dos regionais) e varietais. Porém nossa maior ambição é incrementar a participação no mercado dos nossos vinhos de denominação de origem, os AOC - Corbières, Minervois, Limoux, Coteaux du Languedoc, que hoje respondem por apenas 5,6%. Estes vinhos são de excelente qualidade e de preço muito competitivo, afirma Amalric.
O Sul da França tem preço e qualidade para ser líder entre os franceses no Brasil, tanto em faturamento quanto em volume. Nosso objetivo a médio prazo é de ter a França num patamar equivalente ao de Portugal e Itália, para isto precisamos dobrar as nossas vendas. Depois teremos ambições mais ousadas", planeja Amalric.
Para Roland Villard Chef do restaurante Le Pré Catelan, no hotel Sofitel, não só o consumo de vinho foi muito bom como a ocupação do restaurante ficou bem acima da média. "Tivemos de prorrogar o menu do Festival para atender a demanda". Já para Humberto Cárcamo da Reloco, importador da renomada Cuvée Mythique, do Languedoc, as expectativas foram superadas " - Vamos ter de antecipar encomendas da linha Mythique para não faltar vinho do Languedoc no final do ano.
Segundo Rogerio Rebouças, organizador do evento, foram 5 importadores participantes, 46 restaurantes, as redes de supermercados Zona Sul e Mundial, as lojas especializadas em vinhos Daha Vinheira e Bottega Frolisi de Niterói, toda a rede Lidador, três hotéis do Rio, Sheraton Sofitel e Marina e dois de Búzios, La Borie e Pérola, com seus bares e restaurantes. Do lado Francês tivemos 7 produtores atuando diretamente. "A França conseguiu dar visibilidade à gastronomia de uma região que ainda é pouco conhecida no Brasil. O Languedoc é a pátria do Cassoulet e possui o maior vinhedo do mundo, mas nem todos sabem. Com o Festival procuramos dar um pouco mais de visibilidade a estes fatos", afirma Rebouças.
Sul da França é a maior região vitícola do mundo
Sud de France, a marca guarda-chuva dos vinhos do Languedoc-Roussillon, a maior região vitícola do mundo com 310 mil ha e uma produção de 16 milhões de hl tem projetos para o Brasil. Segundo Robert Amalric, diretor de Sud de France, "O Festival de Sabores do Sul da França teve como objetivo aumentar a visibilidade do Languedoc no Brasil. Afinal, produzimos 60% do vinho varietal e regional francês, 20% dos vinhos de denominação de origem e 33% do vinho francês vendido no Brasil, são 1,1 milhão de garrafas.
Hoje este vinho do Languedoc tem um perfil de vinho regional básico, o chamado primeiro preço, esperamos com esta e outras iniciativas ajudar aumentar a venda de vinhos de mais qualidade como os de Vin de Pays d'Oc (vinho regional d'OC, o melhor dos regionais) e varietais. Porém nossa maior ambição é incrementar a participação no mercado dos nossos vinhos de denominação de origem, os AOC - Corbières, Minervois, Limoux, Coteaux du Languedoc, que hoje respondem por apenas 5,6%. Estes vinhos são de excelente qualidade e de preço muito competitivo, afirma Amalric.
O Sul da França tem preço e qualidade para ser líder entre os franceses no Brasil, tanto em faturamento quanto em volume. Nosso objetivo a médio prazo é de ter a França num patamar equivalente ao de Portugal e Itália, para isto precisamos dobrar as nossas vendas. Depois teremos ambições mais ousadas", planeja Amalric.
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