30.11.07

Lançada em Paris a denominação AOC do Languedoc

Bernard Devic é presidente de Sud de France e diretor geral do grupo Val d'Orbieu foi um dos responsáveis por este lançamento.



Foi lançada no último dia 22 em Paris a denominação AOC do Languedoc que passa, agora, a estar disponível nas prateleiras. Graças ao esforço dos grandes "players" do Languedoc Skalli, Jeanjean, Castel, Val d’Orbieu, UCCOAR…, as garrafas dos AOC do Languedoc estarão no mercado francês a partir deste final de ano. Uma bela conquista dos produtores locais que almejavam uma apelação genérica de toda a região. Vale lembrar que para ter este status o vinho deve respeitar uma lista de critérios organolépticos já aprovados. Agora o Sul da França possui duas grandes marcas regionais o Vin de Pays d'Oc, o top em se tratando de vinho regional, e o AOC do Languedoc.
O risco é que todos os AOCs das demais denominações, Corbières, Faugères, Fitou, Minervois,... que não sejam de bom nível se transformem em AOC do Languedoc. Vale conferir esta boa iniciativa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Andei viajando e agora volto a conferir seu blog: excelente!
Abraços
Ernani Aguiar

Anônimo disse...

Alô, Rogerio
Qual o melhor vinho para acompanhar a bacalhoada do Natal?
Agradeço a sua ajuda, estou começando a gostar de vinho.
Juliana Barcas

ROGERIO REBOUÇAS disse...

Para bacalhau um vinho verde é sempre uma boa pedida. Mas se você quiser ousar e dependendo da receita um rosé do Corbières como o Tour de Montredon, importado pela Nunes Martins e custando uns 25 reais ou o syrah rosé da Aimery a 20 reais no Zona Sul combinam bem. Outra dica são os espumantes AOC Blanquette de Limoux e Crémant de Limoux, ambos da Aimery/Sieur d'Arques e dos mesmos importadores que vão custar menos de 40 reais. Agora a decisão é sua.

ROGERIO REBOUÇAS disse...

Ernani,
Volte sempre.