6.8.08

O próximo passo é a colheita.


A Câmara de Agricultura do Aude, departamento do Languedoc Roussillon, acaba de lançar seu último boletim de controle fitossanitário da campanha 2008. No estado atual das uvas, pintor, também chamado de M por Baggilionni ou de 36 por Eichhorn e Lorentz, o oídio não mete mais medo. O Mildiou deve ter um último tratamento com a calda bordelesa para evitar o míldio mosaico nas folhas, os bagos não oferecem mais riscos. Também em alguns locais um último combate ao Eudemis (mariposa) é previsto. E boa colheita.
Você que acompanha o Blog sabe que a primeira colheita da França é no Languedoc Roussillon. É aqui que veremos nascer o primeiro vinho novo, vin primeur, da França ainda no mês de outubro. Três semanas antes do beaujolais nouveau. Uma festa nas cidades produtoras. A colheita se anuncia abundante e de boa qualidade. Há de se esperar para confirmar as expectativas.
Os alunos da nova turma do curso de enologia terão a oportunidade de ver o final da colheita e acompanhar o passo a passo da vinificação. Inscreva-se já.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nova turma do curso de enologia? Que curso é este? Como obtenho mais informações do curso?
Grato,
Augusto.

ROGERIO REBOUÇAS disse...

Augusto,
Aqui no Blog estão todas as informações atualizadas sobre o Curso. Faça uma pesquisa. Me mande seu email que te mando a programação do curso ou procure a www.tornaviagem.com.br e chame a Alva ou Judith.
Abraços,
Rogerio