22.3.07

A União de Enólogos relança o Concurso dos Grandes Vinhos do Sul da França


O concurso Les Grands Vins du Sud recebeu a aprovação das autoridades administrativas do Sul da França e será organizado pela União de Enólogos do Languedoc-Roussillon, Sul da França, na cidade de Narbonne no dia 16 de maio. O concurso criado em 1983 não acontecia desde 2004.
O concurso é aberto a todos os vinhos AOC e regionais (VDP) do Languedoc-Roussillon, inclusive os licorosos. O Júri é aberto a todos os profissionais do segmento vinho: enólogos, produtores, cavistas, donos de restaurantes, negociantes e sommeliers. O presidente de cada júri será um enólogo. Um representante do sindicato da apelação apresentará antes do início das degustações as características da denominação de origem.
Vale dizer que todo o segmento profissional ligado ao vinho e os organismos governamentais estão articulados e buscando promover a região sobre a bandeira Sul da França. Isto é, sob uma única marca que facilita a compreensão pelo consumidor final. Desta vez é o relançamento do Concurso Les Grands Vins du Sud. O evento em si já deve gerar repercussões na mídia e o rigor e a transparência nas premiações serão mais um argumento de venda para os vencedores.

Um comentário:

Ana rebouças disse...

É sempre bom abrirmos o blog e tomarmos conhecimento de todo um mundo de informações sobre vinhedos,vinhos e afins! Mas o interessante é saber que se um dia formos visitar a região, muito mais do que apreciar bons vinhos, teremos contato com uma parte belíssima e rica da história da França.