4.5.07

Não confunda o Sul da França com o Sudoeste ou você vai tomar o vinho errado



Nós brasileiros temos o mapa do Brasil na cabeça e sabemos rapidamente nos orientar. Fácil olhar a carta e identificar o Norte, com Manaus, o Sul com Porto Alegre, o Nordeste com Fortaleza, o Sudeste com o Rio e achar Brasília no Centro Oeste. Mas quando se fala dos vinhedos franceses a geografia é diferente e muitos especialistas em vinho cometem imprecisões.
Mesmo os que já foram ao Sul da França cometem este deslize. Veja a confusão que se cria ao chamar o Languedoc-Roussillon de Sudoeste. Se o enófilo for ao seu "bar a vin" preferido de Paris e pedir um vinho do Sudoeste o garçom possivelmente vai lhe trazer um Cahors, onde predomina a cot, como é chamada a malbec na França, ou lhe propor um Bergerac ou ainda um Buzet, suas mais conhecidas apelações. O cliente espantado vai se esforçar para caprichar no francês e evitar o inconveniente esperando que o garçom lhe sirva em seguida um Corbières ou um Fitou bem estruturado. Mas não importa a pronúncia o Sudoeste é ao norte de Toulouse e se estende até Armagnac. Já o Sul é o Languedoc-Roussillon, de Banyuls a Nîmes, sem cruzar o Rhône. Geograficamente o Sudeste é onde se situa a região PACA (Provence -Alpes - Côtes d'Azur) mas não se trata de uma definição de terroir vinícola.
Nos anos pares ocorre em Montpellier a VINISUD onde apenas os vinhos franceses do Grande Sul podem participar e alguns produtores de outros países são convidados. Aí aumenta a confusão, pois vamos encontrar vinhos do Sudoeste, do Languedoc-Roussillon (Sul da França), da Córsega, do Rhône e da Provence. Na dúvida peça a carta de vinhos ao garçom ou memorize o mapa acima.

Um comentário:

Fabi disse...

Adorei, vou para a França desde que tenho 4 anos, meu pai é belga, e minha irmã estuda enologia, não por profissão, mas por paixão, e já está fazendo as provas para grau 3 somel
lier. Gostei muito, pois as vezes os brasileiros fazem aquela "cara de quem entende", e só pagam mico, rs rs rs...