3.4.07

XVIII Leilão de Toques e Clochers


O já tradicional leilão de Toques e Clochers, Toques e Sinos literalmente, realizado sempre em abril, por 400 viticultores de Sieur d'Arques, em Limoux, arrecadou neste domingo 634.000 euros, um aumento de 30% em relação ao ano passado.
Algum produtor em todo o mundo tem preocupações globais, uns com o meio ambiente, outros com a cultura. Sieur d'Arques - Aimery tem com o patrimônio histórico regional e realiza um magnífico esforço para restaurar cada uma das 40 antigas igrejas que existem entorno do território da apelação Limoux.
Foram leiloados 126 barris de AOC brancos e oito de AOC tintos em menos de 3 horas para donos de restaurantes, empórios e delicatessens. Todo ano o padrinho do leilão é um chef com três estrelas no Guia Michelin, este ano, pela primeira vez, foi um chef holandês, Jonnie Boer do restaurante Zwolle. O evento foi uma grande festa que reuniu 30 mil pessoas e divulgou a apelação beneficiando a todos os produtores da região, o setor turístico e o comércio. Este ano a igreja escolhida foi a de Saint André d'Alet les Bains, de estilo gótico meridional. Para quem viu ou leu o Código da Vinci, Alet les Bains fica pertinho de Rennes le Château onde morava o abade Saunière.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alô, Rogerio
Vou incluir Alet les Bains no roteiro de viagem e espero que tenha sobrado um barril pra mim.
Leo

ROGERIO REBOUÇAS disse...

Leo,
Toda esta região é repleta de histórias misteriosas, como a do abade Sauniére e de Rennes Le Château. Outra abadia interessante é a de Saint Hilaire onde nasceu o primeiro brut do mundo, a blanquete de Limoux, mais de cem anos antes da champagne.